Menu fechado

O que é o Fadigômetro?

Esse projeto pioneiro no mundo tem como objetivo a criação de um banco de dados sobre o estado de alerta das tripulações da aviação civil brasileira durante suas jornadas de trabalho. A equipe do Fadigômetro fará o mapeamento estatístico da fadiga humana através de software numa amostra de conveniência da aviação civil brasileira, promovendo a identificação de perigos relativos à degradação do desempenho cognitivo, assim como determinando a exposição ao risco no modal aéreo brasileiro segundo as escalas de trabalho dos aeronautas. O Projeto contemplará também a propositura de métodos para a análise do risco da fadiga e estratégias para sua mitigação.

Uso dos dados coletados

Os dados serão obtidos através do envio espontâneo e anônimo das escalas de voo para uma plataforma web que irá armazenar os arquivos e convertê-los para um formato padrão compatível com o software de gerenciamento de fadiga humana SAFTE-FAST (Sleep, Activity, Fatigue, and Task Effectiveness – Fatigue Avoidance Scheduling Tool). O algoritmo é baseado em um modelo biomatemático que leva em conta o processo homeostático, ritmos circadianos associados à atenção/vigília e à inércia do sono.

Resultados

Todos os participantes, sociedade brasileira e comunidade aeronáutica internacional terão acesso aos resultados obtidos pela equipe do Fadigômetro, através de relatórios e artigos científicos em revistas especializadas.

Privacidade

Garantimos que as informações dos participantes e empresas aéreas serão preservadas e não serão compartilhadas em qualquer conteúdo produzido pela equipe do Fadigômetro.

Entidades Participantes

O Fadigômetro é um projeto financiado e desenvolvido numa parceria entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC), Associação dos Aeronautas da GOL (ASAGOL) e Associação dos Tripulantes da LATAM Brasil (ATL). O Projeto também conta com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Física, Instituto de Biociências e Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo.

Ética em Pesquisa

O projeto de pesquisa do Fadigômetro intitulado “Análise dos Riscos da Fadiga Humana na Aviação Civil Brasileira” foi submetido e aprovado pelo COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA – SERES HUMANOS (CEP) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (CAAE: 89058318.7.0000.5464 Parecer: 2.716.654), que tem por finalidade avaliar as pesquisas desenvolvidas em seres humanos, sob os aspectos éticos e quanto ao enquadramento deste trabalho na legislação vigente. Essa aprovação garante que os pesquisadores irão promover a pesquisa de forma a respeitar a privacidade e saúde dos participantes.